Pecúaria

29/12/2009 14:59

Governo de Alagoas lança programa para fortalecer a ovinocaprinocultura no estado.

 

A Seagri - Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário - de Alagoas lança nesta sexta-feira (18/12) o programa Alagoas Mais Ovinos, que terá como foco o fortalecimento da cadeia de ovinocaprinocultura no estado e a inclusão de 750 famílias de 30 municípios do médio e do alto sertão.

O programa pretende promover a geração de renda para famílias do campo em municípios do semiárido alagoano, disponibilizando matrizes de caprinos de leite e ovinos de corte para os credenciados do programa Bolsa Família. Os recursos investidos somam R$ 3,35 milhões. Ao todo, serão disponibilizadas 4.956 matrizes ovinas mestiças e 177 reprodutores puros de origem, além de 160 matrizes caprinas leiteiras mestiças e 5 reprodutores puros de origem.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Edson Maruta, um dos resultados esperados com a implantação do Alagoas Mais Ovinos é o aumento da oferta de leite de cabra no estado, a redução para sete meses na idade de abate dos animais e o aumento para 30 quilos o peso ao abate.

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - em 2007 Alagoas tinha 67,5 mil cabeças de caprinos e 201,2 mil cabeças de ovinos.