Chá

 

Generalidade

O chá, Carnellia sinensis (L) D.Kuntze, é uma planta perene, da família Theoceae, é gênero Camellia. O chazeiro produz por mais de 50 anos, podendo alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são consumidas sob a forma de infusão (chá) em todo o Mundo.

 

Clima e Solo

No Brasil as maiores plantações encontram-se no Vale do Ribeira (SP), onde a temperatura média anual oscila entre 17 e 20ºC, as chuvas ao redor de 1.500 mm anuais e a umidade do ar ao redor de 90%.

O chá gosta de solo profundo, permeável, rico em matéria orgânica, pH entre 4,0 e 6,0.

Plantio

O plantio por estacas possibilita uma maior uniformidade das plantas, maior produtividade e homogeneidade de brotação. A estaca é formada de uma folha desenvolvida e respectiva gema axilar com 3 a 4cm do ramo cortado em bizel. O enraizamento é feito em sacos plásticos cheios com terra peneirada e adubado.

Mudas

As gemas devem ser retiradas em maio a junho. As mudas permanecem no viveiro por 10 a 12 meses, recebendo irrigações periódicas. O viveiro deve ser sombreado (só 20 a 30% de luz). Pouco antes de irem para o campo, devem ir gradativamente, recebendo mais sol até que, por ocasião do transplante já tenham se adaptado ao pleno sol. O transplante deve ser feito entre abril e julho. As covas devem ter 20x20x20 cm. O espaçamento deve ser de 1,50 a 1,80cm entre linhas e 0,50 a 0,80 entre covas. São necessárias de 7.000 a 13.000 mudas para se plantar 1 hectare.

Adubação e calagem

A calagem e a adubação devem ser feitas com base na análise do solo. Deve elevar o índice de bases para 40%.

Aplicar:
- 25 gramas por planta de nitrogênio;
- 10 a 15 gramas por planta de fósforo;
- 10 a 15 gramas por planta de potássio;

Efetuar a adubação em cobertura, sob a projeção da copa das plantas e distribuir os fertilizantes em três vezes, nos meses de agosto, dezembro e março.

Cultivo

A cultura deve ser mantida no limpo, usando carpas manuais ou químicas para o controle das plantas invasoras no chazeiro.

Realizar podas anuais de formação em junho e julho, de forma a manter a planta com altura de 50/60 cm.

Colheita

Inicia-se a partir do segundo ano, de agosto a maio, com intervalos médios de 10 dias. Pode ser manual ou mecânica, com máquinas especiais. O chá (as folhas) é recolhido nas propriedades pelas indústrias, que fazem a classificação conforme a qualidade das folhas. Depois são colocadas em cochos murchadores, que recebem ar quente. Seguem depois para os moedores, onde são trituradas. Depois são fermentadas, passam por nova secagem e são finalmente embaladas.

Rendimento

O rendimento médio é de 9 toneladas de folhas verdes por hectare/ano. Cinco toneladas de folhas verdes dá uma tonelada de chá seco.